Número de fumantes cai 30,7%, afirma Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde divulgou na quinta-feira, 28, pesquisa sobre fatores de risco e proteção para doenças crônicas causadas pelo tabagismo. Os dados coletados afirmam que o número total de fumantes no Brasil caiu 30,7% nos últimos nove anos.
Atualmente, 10,8% da população brasileira é fumante. O resultado é significativo, já que diminuiu quase 5% em relação a 2006. Mas o hábito de fumar ainda atinge um em cada dez brasileiros. Florianópolis é a 5ª capital do país com maior número de tabagistas e Porto Alegre está em 1° lugar.
Dentre os fumantes, quase 13% são homens e 9% são mulheres. Os brasileiros que se declaram ex-fumantes representam 21,2% dos cidadãos. Outro dado que chamou a atenção é que 3% da população brasileira fuma 20 ou mais cigarros por dia.
Segundo o Ministério da Saúde, o resultado não foi melhor porque aumentou a comercialização ilegal de cigarros. Dados de 2013 comprovam que 3,7% dos tabagistas compram ilegalmente. A faixa etária com maior consumo está entre 45 e 54 anos, que corresponde a aproximadamente 13%.
Dia Mundial sem Tabaco
No dia 31 de maio, próximo domingo, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é o órgão responsável por divulgar informações e realizar campanhas.
Em Criciúma, existe o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Desde o dia 19 de maio acontecerão ações na cidade. Conforme a coordenadora do projeto Andréia Sharon Salomão, a campanha se encerra hoje com palestra em uma empresa para conscientizar os funcionários sobre o uso do cigarro.
“Precisamos fazer um trabalho importante para prevenir o tabagismo na cidade”, conclui Andréia.