Você sabe o que é CBO e a sua importância?
A Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) foi instituída pela portaria ministerial n 397 – em outubro de 2002 e tem como finalidade identificar as ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto dos registros administrativos e domiciliares.
Isso significa que, cada profissão possui uma nomenclatura perante o Ministério do Trabalho e Emprego, como também, normas regulamentadoras que estabelecem as atividades que devem ser exercidas em acordo com cargo. Geralmente, essa nomenclatura está discriminada no holerite do trabalhador.
Quando existe a falta do CBO, ou a numeração está incorreta, o processo de aposentadoria pode ser comprometido.
De que forma?
Por exemplo, um profissional da área da saúde, por trabalhar diariamente exposto a agentes nocivos ao seu bem estar físico e mental, tem direito de pedir junto ao INSS, o benefício de aposentadoria especial.
Imagine um erro de nomeclatura, e como ele pode comprometer o pagamento correto de seu beneficio assim, que incluem em seu pagamento, adicionais de insalubridade.
Portanto, é importante conhecer a nomenclatura do seu CBO, e confrontá-la com a especificada em seu registro e/ou holerite.
Caso, você tenha dúvidas ou desconheça o número de sua classificação no cadastro nacional de ocupação, acesse: www.mtecbo.gov.br