SUEESSOR PROTOCOLA NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL CONTRA DESCONTOS ILEGAIS DE INSALUBRIDADE
Na manhã desta sexta-feira (16), o Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região – SUEESSSOR, representado por seu Primeiro Secretário, Amilton Arlindo de Moura Rodrigues, e pela Diretora Amélia Pereira Matos, protocolou notificação extrajudicial após receber graves denúncias de trabalhadores do Hospital Yes de Itapevi.
Segundo as denúncias, o Hospital estaria realizando descontos unilaterais nos salários, a título de “devolução” do adicional de insalubridade, sob a alegação de que o pagamento realizado anteriormente, seria indevido.
Se confirmadas as denúncias, a conduta da empresa é ILEGAL, pois afronta diretamente os direitos dos trabalhadores, violando princípios básicos da legislação trabalhista. O SUEESSSOR REPUDIA VEEMENTEMENTE qualquer tentativa de retirar direitos conquistados à custa do suor e da saúde dos trabalhadores da área da saúde.
“Adicional de insalubridade é direito conquistado e só pode ser mexido com laudo e dentro da lei. Do jeito que fizeram, é abuso e o sindicato não vai aceitar”, afirmou Amilton.
Diante da gravidade dos fatos, o SUEESSSOR concedeu prazo de 48 horas a contar da data de recebimento da notificação para que a empresa:
- Esclareça formalmente as denúncias;
- Cesse imediatamente qualquer desconto salarial a título de devolução de adicional de insalubridade;
- Ressarça integralmente todos os valores já descontados dos trabalhadores.
O sindicato reforça que está atento, vigilante e ao lado da categoria, e não hesitará em adotar todas as medidas jurídicas e administrativas cabíveis, inclusive judiciais, caso a empresa insista nessa prática abusiva.
