SUEESSOR PARTICIPA DE SARAU INCLUSIVO EM CELEBRAÇÃO AO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O presidente do Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região – SUEESSOR, Antonio Gervásio Rodrigues, participou do sarau “Potência Inclusiva: Protagonismo, vozes e talentos”, realizado em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento foi organizado por 23 entidades e contou com o apoio de outras quatro, tendo como anfitrião o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
A programação reuniu apresentações musicais, coral em Libras, recitação de poesias, contação de histórias e cordéis, todos com a temática da inclusão da pessoa com deficiência. Também foram compartilhados depoimentos de trabalhadores que relataram suas experiências no ambiente laboral e as práticas inclusivas que transformam a rotina profissional.
Em sua participação, o presidente do SUEESSOR destacou sua própria trajetória como profissional da enfermagem, sindicalista e pessoa com deficiência auditiva. Ele relembrou as dificuldades enfrentadas na juventude, quando deixou o Piauí para tentar a vida em São Paulo, sem recursos e com muitos obstáculos a superar.
“Cheguei jovem a São Paulo, sem dinheiro, sem apoio e com muitos sonhos. Lutei para estudar, para conquistar uma profissão na área da saúde, mesmo em meio à falta de valorização dos trabalhadores da enfermagem. Com o tempo, abracei a luta sindical e hoje, aos 81 anos, sigo firme como presidente do SUEESSOR. A deficiência auditiva progressiva, hoje compensada com o uso de aparelho, nunca me impediu de continuar estudando, negociando e defendendo os trabalhadores. Pelo contrário, só fortaleceu a minha convicção de que inclusão e dignidade são direitos fundamentais.”
Gervásio também reforçou seu compromisso com a formação e a defesa dos direitos humanos, lembrando sua formação em Ciências do Trabalho, em Direito e seus estudos voltados à área de direitos humanos.
Ao final do evento, emocionou ao declamar um cordel de sua autoria, no qual reflete sobre os desafios da inclusão: “A ciência do trabalho como uma forma de exclusão oculta e cega, a favor da elite.”
Com sua fala e presença, o presidente do SUEESSOR deu voz à luta por igualdade, valorização profissional e respeito à diversidade, reafirmando a importância da participação ativa dos trabalhadores na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Ler o Cordel de Antonio Gervásio Rodrigues