SUEESSOR PARTICIPA DA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO REGIONAL SOBRE EMPREGABILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O dia 06 chegou com força total: A tarde foi marcada por diálogo, compromisso e ações concretas em prol da inclusão.
Aconteceu na sede da 56ª Subseção da OAB Osasco o Encontro Regional Sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Aplicabilidade da Lei de Cotas (Lei 8.213/91), reunindo representantes de órgãos públicos, entidades sindicais, empresas e trabalhadores para discutir desafios e avanços no cumprimento da legislação.
Com a força simbólica da pluralidade, a mesa receptora contou com representantes da OAB Osasco, Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE), Conselho Intersindical, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo (SEDPcD/SP), Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/SP), além da Prefeitura e Câmara Municipal de Osasco, representadas pelos vereadores Laércio Mendonça e Stephane Rossi.
O encontro foi uma realização conjunta entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Espaço da Cidadania, a 56ª Subseção da OAB Osasco, e uma ampla rede de entidades comprometidas com a inclusão, entre elas, o SUEESSOR – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região, que participou ativamente da organização e mobilização do evento.
Participação ativa do SUEESSOR
Representado por sua diretoria, o SUEESSOR esteve presente com o presidente Antonio Gervásio Rodrigues, o vice-presidente Juarez Henrique de Paulo, o primeiro secretário Amilton A. de Moura Rodrigues, e os(as) dirigentes Ailton Mercês (“Marmita”), Amélia Pereira Matos e Luciana Pereira Santos. Também participaram os representantes da Previ Rápido, Roberto Dias e Dra. Silvana Bekouf, e o corpo jurídico do sindicato, composto pela Dra. Lilian Bisaro, Dr. Flávio Bezerra.
Para o presidente Antonio Gervásio, que é deficiente auditivo, o evento simboliza um avanço na luta pela inclusão efetiva no mundo do trabalho. “Mais do que um debate, vivemos um momento de escuta, respeito e articulação real. A acessibilidade precisa estar presente em cada etapa, e é por isso que temos investido em projetos como o Ambulatório Médico SUEESSOR – Cuidando de Quem Cuida, que desde 2021 oferece apoio psicológico e emocional aos profissionais da saúde e seus dependentes. A diversidade é um valor que precisa ser praticado no dia a dia das instituições”, afirmou.
O vice-presidente Juarez Henrique de Paulo reforçou o caráter educativo da iniciativa.
“Foi uma tarde de aprendizado. A inclusão exige compromisso diário, e o SUEESSOR caminha lado a lado com essa causa. Nosso papel é contribuir para transformar a realidade com ações concretas”, afirmou.
Números, práticas e desafios
Cerca de 231 inscritos participaram do encontro, resultado de uma força-tarefa de mobilização das entidades organizadoras ao longo de dois meses. O evento foi dividido em três momentos: depoimentos de trabalhadores com deficiência, apresentação de práticas de inclusão empresarial e exposição de dados oficiais sobre o cumprimento da Lei de Cotas na região.
Recentemente, foi apresentado em uma das reuniões organizadoras, um levantamento do Espaço da Cidadania, com dados do Ministério do Trabalho, mostrou que ainda há muito a ser feito. Em Barueri, por exemplo, das 17.314 vagas reservadas para pessoas com deficiência, apenas 7.473 estão ocupadas. Em Osasco, são 8.213 vagas previstas, mas apenas 5.557 preenchidas. Já em Santana de Parnaíba, das 1.064 vagas, 530 estão ocupadas.
Além disso, representantes de empresas como a Modular Data Center e o programa COEXISTIR, do sindicato patronal SINCOVAGA, compartilharam experiências e estratégias que vão desde campanhas de divulgação com carros de som até oficinas e formações voltadas para gestores e trabalhadores.
Inclusão com respeito
O evento teve acessibilidade garantida com a presença de intérpretes de Libras e audiodescrição por parte dos painelistas, em respeito às pessoas com deficiência auditiva e visual.
Ao final, os organizadores avaliaram o encontro como positivo e produtivo. Para o presidente do SUEESSOR, o evento representa mais um passo importante no fortalecimento da inclusão:
“Seguiremos atuando com seriedade e compromisso para que a inclusão não seja apenas discurso, mas realidade para todos e todas. A diversidade é um valor que orienta nossas ações e seguirá guiando nossos passos”, concluiu Antonio.