11/08/2025 12h18

SUEESSOR MARCA PRESENÇA EM CONGRESSO REGIONAL SOBRE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO AGOSTO LILÁS

O mês de agosto, dedicado ao combate à violência contra a mulher, conhecido como Agosto Lilás, teve início com uma homenagem aos 19 anos da Lei Maria da Penha. Na manhã desta quinta-feira (07), o Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região – SUEESSOR, representado por suas diretoras Amélia Pereira Mattos e Luciana Pereira Santos, participou de um importante congresso regional voltado à justiça e ao enfrentamento da violência de gênero.

O evento, realizado na sede da 56ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Osasco, foi promovido pela Comissão de Apoio à Mulher Advogada Vítima de Violência Doméstica e reuniu profissionais, autoridades e representantes de instituições comprometidas com o tema. Ao longo da programação, foram debatidas as conquistas e os desafios na aplicação da Lei Maria da Penha, fomentando um espaço de aprendizado, reflexão e articulação.


O painel contou com a participação das palestrantes Rose Correa, Dra. Silvia Cursino, Dra. Andressa Sanchez Silva Luzon, Dra. Renata
Cruppi, Gisele Alvarenga, Dra. Cinthia Souza e Dra. Simone Henrique, que abordaram desde os principais dispositivos da Lei e sua aplicabilidade no cotidiano, até suas lacunas e perspectivas futuras. Reconhecida internacionalmente, a Lei Maria da Penha ocupa atualmente o posto de terceira melhor legislação do mundo no enfrentamento à violência doméstica.

Para Amélia Pereira Mattos, dirigente do SUEESSOR, assistente social, bacharela em Direito e ex-membra do Conselho Municipal de Direito da Mulher em Osasco, a lei é de extrema importância em todas as suas áreas de atuação. Ela destacou também a necessidade de estudar estratégias para ampliar sua aplicabilidade:

 

“A Lei Maria da Penha representa uma conquista civilizatória, mas ainda precisamos avançar para garantir que seus instrumentos cheguem de forma efetiva a todas as mulheres que necessitam.”

Já a dirigente e técnica de enfermagem Luciana Pereira Santos reforçou que a luta contra a violência de gênero é uma bandeira histórica do sindicato, especialmente porque a categoria é majoritariamente composta por mulheres. Ela lembrou que o tema está presente inclusive nas cláusulas das convenções e acordos coletivos da entidade:

“Defender a integridade física, moral e psicológica das nossas trabalhadoras é parte do nosso compromisso diário.”

Em nome de toda a diretoria, as representantes do SUEESSOR parabenizaram a nova Comissão, atualmente coordenada pela Dra. Danildes Teixeira, pelo desempenho do evento e trabalho incansável em prol das mulheres.

O SUEESSOR reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das trabalhadoras e com a promoção de um ambiente de trabalho e uma sociedade livres de qualquer forma de violência.

Pin It on Pinterest