NÚCLEO DE PROTEÇÃO AO TRABALHADOR DO SUEESSOR INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES DE CIPAS PARA A GESTÃO 2025/2026






Durante todo o mês de novembro e início de dezembro, o Núcleo de Proteção ao Trabalhador – CIPA/SUEESSOR manteve uma agenda intensa de acompanhamento e fiscalização dos processos eleitorais das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) para a gestão 2025/2026. A iniciativa reforça o compromisso histórico do sindicato em garantir que as eleições ocorram de forma transparente, democrática e alinhada às normas de saúde e segurança do trabalho.
O núcleo, criado pelo SUEESSOR desde sua fundação, foi inicialmente conduzido pelo presidente Antonio Gervásio Rodrigues e pelo vice-presidente Juarez Henrique de Paulo, que sempre defenderam a presença ativa do sindicato nesses processos.
Segundo Juarez, “Quando iniciamos a nossa representatividade na base, percebemos a importância de participar desses processos eleitorais como forma de aproximação e atendimento às demandas dos trabalhadores. A presença do sindicato nas CIPAs fortalece a proteção à saúde, amplia o diálogo e assegura que os direitos coletivos sejam observados”.





O presidente Antonio Gervásio reforça essa posição: “Sempre fiz questão de conferir a documentação e orientar as empresas quanto ao processo eleitoral, pois acredito na parceria entre sindicato, comissão da CIPA e empregador para garantir condições dignas de trabalho”.
Atualmente, a equipe responsável por essa agenda é coordenada pelo diretor Rogério Nunes Mendes, com o apoio dos diretores(as) Geni dos Santos Nascimento e Edinaldo Alves Batista. Somente neste ciclo, o grupo acompanhou de perto as eleições das CIPAs nas seguintes unidades de saúde:
- AME Carapicuíba
- AME Itapevi
- DIAVERUM – Taboão da Serra
- HapVida – Cotia e Osasco
- Hospital Geral de Itapevi (HGI)
- Hospital Geral do Pirajussara (HGP)
Rogério destaca a importância de manter esse trabalho permanente de fiscalização e presença nas unidades: “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais esse acompanhamento e incentivar o funcionamento das comissões tripartites, hoje garantidas nos acordos e convenções coletivas do SUEESSOR. Essas comissões são fundamentais para promover um ambiente de trabalho mais seguro e com maior participação dos trabalhadores nas decisões que impactam sua saúde”.





Com essa atuação contínua, o SUEESSOR reafirma seu compromisso com a proteção da categoria e com a promoção de espaços laborais cada vez mais seguros e democráticos.






