DEMOCRACIA E INCLUSÃO CAMINHAM JUNTAS: SUEESSOR PARTICIPA DOS 25 ANOS DO ESPAÇO CIDADANIA
O Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região – SUEESSOR apoiou e participou da comemoração dos 25 anos do Espaço Cidadania, em evento realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, em Presidente Altino. O local abriga o espaço criado e administrado por Carlos Aparício Clemente, referência na luta pela inclusão profissional da pessoa com deficiência.
Representando o SUEESSOR, estiveram presentes o presidente Antonio Gervásio Rodrigues; o vice-presidente Juarez Henrique de Paulo; o secretário-geral Amilton Arlindo de Moura Rodrigues; as diretoras Amélia Pereira Matos e Luciana Pereira Santos; além do assessor Vinicius Gonçalves, da CAV Work.


Para a diretoria do Sindicato, o Espaço Cidadania consolidou-se como referência na defesa do direito ao trabalho digno para pessoas com deficiência. A iniciativa atua de forma prática e consistente no enfrentamento ao capacitismo, na promoção da igualdade de oportunidades e no fortalecimento da aplicação da legislação de inclusão. “Trata-se de uma atuação que ajuda a consolidar a inclusão como política pública e compromisso social e não como favor ou concessão, reafirmando a pessoa com deficiência como sujeito pleno de direitos” – destaca a direção.
Com o tema “Não há inclusão sem democracia. E não há democracia sem inclusão”, a celebração resgatou a trajetória do Espaço desde sua origem, profundamente ligada ao movimento sindical, que nasceu com o objetivo coletivo de defender o direito ao trabalho digno, especialmente das pessoas com deficiência. Ao longo dos anos, somaram-se à iniciativa pessoas com deficiência, familiares, sindicatos, empresas, órgãos públicos, entidades da sociedade civil, pesquisadores, pesquisadoras e voluntários.
Segundo os organizadores, o momento foi de celebração, mas também de reafirmação de compromissos fundamentais: reconhecer a deficiência como parte da diversidade humana; combater toda forma de discriminação, preconceito e capacitismo; produzir e compartilhar informações para desconstruir mitos sobre inclusão; fortalecer e garantir o cumprimento qualificado da Lei de Cotas; e valorizar o protagonismo das pessoas com deficiência.
Para o presidente do SUEESSOR, Antonio Gervásio, o principal legado do Espaço Cidadania, ao longo desses 25 anos, é a afirmação da inclusão como um compromisso coletivo e permanente. “Sua atuação contribuiu para a mudança de mentalidades, o fortalecimento de políticas públicas e a consolidação do entendimento de que o direito ao trabalho é parte essencial da cidadania da pessoa com deficiência”, afirmou.
O dirigente também ressaltou que, para avançar, é necessário intensificar a fiscalização do cumprimento da legislação, ampliar programas de qualificação profissional acessíveis, investir em tecnologia assistiva, promover ambientes de trabalho inclusivos e combater de forma permanente todas as formas de discriminação. O SUEESSOR reforça que a inclusão só se concretiza plenamente quando tratada como prioridade social, com a participação ativa dos sindicatos, da sociedade civil e do Estado.


