11/11/2015 10h00

Tratamento inédito reverte leucemia ‘incurável’ de bebê

Menina foi diagnostica com câncer agressivo e não respondia a tratamentos, mas pais permitiram submeter filha a tecnologia que só havia sido testada em camundongos.

Uma terapia genética inédita conseguiu reverter o câncer de uma menina de um ano, a primeira pessoa do mundo submetida ao tratamento, de acordo com médicos de um hospital emLondres.

Cinco meses atrás, a menina Layla Richards, de um ano, tinha um tipo de leucemia extremamente agressivo e classificado como incurável.

Terapia genética inédita conseguiu reverter o câncer de uma menina de Layla Richards, de 1 ano (Foto: Great Ormond Street Hospital/BBC).

Terapia genética inédita conseguiu reverter o câncer de uma menina de Layla Richards, de 1 ano (Foto: Great Ormond Street Hospital/BBC).

 

Mas médicos do Great Ormond Street usaram células imunológicas com DNA “editado” em laboratório para combater o câncer. Eles dizem que sua melhora foi “quase um milagre”.

É muito cedo para saber se a menina está curada, mas seu progresso já representa um grande avanço no campo.

Layla tinha três meses de idade quando foi diagnosticada com a doença.

Ela passou por quimioterapia e transplante de medula, mas, como é comum em bebês muito novos, os tratamentos não tiveram efeito.

Fim da linha
Depois disso, os médicos disseram que não havia mais nada a fazer. Na véspera do aniversário de um ano da menina, sua família foi aconselhada a colocá-la sob cuidados paliativos.

Mas o pai de Layla, Ashleigh, não desistiu. “Preferia tentar algo novo e fiz essa aposta. E hoje ela está aqui rindo e feliz. Ela estava tão fraca antes desse tratamento, era horrível. Estamos gratos por esse momento.”

Pin It on Pinterest