30/05/2015 9h00

Sindicalistas discutem fortalecimento da integração do movimento sindical no Cone Sul

Dirigentes sindicais debateram o futuro do movimento sindical no Cone Sul e a integração entre os países latino-americanos em uma reunião realizada em Buenos Aires, em maio.

Participaram do encontro sindicalistas do Brasil, da Argentina, Chile e Uruguai. A CSB foi representada pelo vice-presidente e presidente da Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, Luiz Sergio da Rosa Lopes.

Representantes de Brasil, Argentina, Chile e Uruguai debateram o futuro do sindicalismo nos países latino-americanos.

Representantes de Brasil, Argentina, Chile e Uruguai debateram o futuro do sindicalismo nos países latino-americanos.

De acordo com Luiz Sergio, essa reunião foi uma preliminar do encontro sindical que acontecerá em Montevidéu em agosto de 2015. “O encontro surgiu da necessidade de trocar informações entre o movimento sindical de cada país, e também era necessário fazer uma avaliação sobre o futuro do movimento sindical no mundo. O mercado de trabalho e a economia globalizada têm sofrido muitas transformações que prejudicarão a classe trabalhadora”, disse.

Em todos os países latino-americanos os movimentos sindicais estão passando por transformações, além disso, os governos têm criado uma série de medidas que prejudicam aos trabalhadores, explica o dirigente. “Um exemplo do retrocesso nos direitos trabalhistas são as Medidas Provisórias 664 e 665 que o governo brasileiro implementou apunhalando a classe trabalhadora”, afirmou Luiz Sergio.

Como respostas a essas medidas que atingem os trabalhadores e enfraquecem a luta do movimento sindical, as entidades estão iniciando estudos para a criação de estratégias para o fortalecimento dos sindicatos e dos trabalhadores. “Esse movimento consiste em acompanhar mudanças de legislações, regras, procedimentos que alteram prejudicialmente o universo da organização sindical e dos direitos trabalhistas, mudando e sugerindo em conjunto propostas e caminhos para o fortalecimento do movimento sindical, que consequente fortalecem a defesa dos trabalhadores nos países do Cone Sul”, contou Lopes.

Pin It on Pinterest