25/08/2015 8h41

MTE institui grupo de trabalho para debater práticas antissindicais

GT irá buscar soluções para as interferências do Ministério Público do Trabalho na organização sindical

No dia 17 agosto, o Conselho de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego instalou o Grupo de Trabalho ad hoc (temporário e com fim específico) de composição tripartite – empresários, trabalhadores e governo -, que tem como objetivo buscar soluções para as contribuições assistenciais; interdito proibitório; direito de greve nos serviços essenciais e proteção contra atos antissindicais.

GT irá buscar soluções para as interferências do Ministério Público do Trabalho na organização sindical.

GT irá buscar soluções para as interferências do Ministério Público do Trabalho na organização sindical.

O GT terá, durante seis meses, reuniões quinzenais. No dia 4 de setembro acontecerá a primeiro encontro do grupo, que irá debater a contribuição assistencial. O movimento sindical defende a manutenção desta contribuição, que tem sido contestada pelo Ministério Público do Trabalho.

A criação do GT é resultado de denúncia que as centrais sindicas fizeram ao Departamento de Normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), alegando que o Estado brasileiro tem violado o direito à livre negociação coletiva e o direito à liberdade sindical, desrespeitando duas Convenções internacionais: a 154, que dispõe sobre o direito de liberdade dos sindicatos negociarem acordos e convenções coletivas com as empresa, e a 81, que garante às entidades representantes dos trabalhadores e aos órgãos competentes do governo inspecionarem as condições em que os trabalhadores estão expostos no comércio e nas indústrias.

Pin It on Pinterest