10/05/2016 14h48

Em busca de Segurança e Valorização

seguranca_e_valorizacaoEm busca de Segurança e Valorização

“Quando um profissional de Saúde é agredido, quem perde é você” – esse é o foco principal da campanha “Violência Não Resolve”, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – COREN, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – CREMESP, cujo objetivo, é sensibilizar a sociedade sobre o respeito e a valorização dos profissionais de saúde.

De acordo com a assessoria do COREN, a campanha foi estruturada e criada em cima de um mapeamento elaborado através de entrevistas feitas pelo próprio conselho, que afirma, ser preocupante e crescente o número de profissionais que vem sofrendo agressões físicas, verbais ou psicológicas em seu ambiente de trabalho.

Na revista oficial do COREN – de Março, a presidente Fabíola de Campos Braga Matozinho, disse que os resultados do mapeamento refletem a questão de que a enfermagem está na linha de frente do atendimento, e o fato de ser uma classe majoritariamente composta por mulheres (85%) só agrava o quadro de violência”, e acrescenta, “estamos trabalhando com o poder público, procurando sensibilizar as autoridades e mostrando que o impacto dessa situação é diretamente sentida pela população.

Para o SUEESSOR, a campanha é de extrema importância e, ressalta que esse tipo de problema nada mais é que o resultado da falta de planejamento de gestão e estrutura das instituições hospitalares, porém, destaca a necessidade de ambos os órgãos aprofundarem as discussões no que se refere ao profissional.

Isso, porque, para o Sindicato, pelo fato da campanha estar 80% direcionada aos usuários do sistema (população), deixa algumas falhas no que se refere à orientação de como o trabalhador deve reagir caso sofra esse tipo de violência.

“O trabalhador deve ser melhor orientado sobre a importância de denunciar esse tipo de conduta e abrir um boletim de ocorrência caso passe por qualquer tipo de violência. É importante que ele entenda a responsabilidade da instituição no que se refere a sua integridade física e/ ou moral e, sem essa denúncia, é impossível exigir uma fiscalização mais assídua e eficácia na resolução dos problemas por parte dos órgãos responsáveis”, declarou a técnica de enfermagem e dirigente sindical, Luciana Santos.

“A maioria das empresas fazem vista grossa quando notificadas pelo trabalhador, isso quando não os culpa pelo ocorrido, ou seja, os transforma de vítima a réu”, finalizou.

ESTATÍSTICA

– 32% dos profissionais de Enfermagem já sofreram ou presenciaram alguma situação de violência;

– 81% relatam que a violência veio dos próprios pacientes ou acompanhantes, sendo 71% agressão verbal e 20%agressão física;

– 50% dos profissionais agredidos destacam que o principal motivo da agressão é a demora no atendimento;

Quem quiser conhecer a campanha de perto, pode acessar o site do COREN – www.Coren-SP.gov.br e no Facebook através da hashtag  #violencianaoresolve

Pin It on Pinterest