6/05/2016 11h28

Anvisa alerta sobre Risco de troca de frascos (vacina contra a gripe e insulina)

1Orientações para evitar erros de administração.

Diante do recebimento de relatos referentes à troca de frascos da vacina contra gripe por insulina no momento da administração, a Gerência de Farmacovigilância reforça o alerta publicado pelo Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos – ISMP.

A implantação de barreiras de segurança é fundamental para a redução ou eliminação da possibilidade da ocorrência de troca de frascos de medicamentos.

Assim, o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação busca a qualidade e a segurança desses produtos. De acordo com esse manual, os equipamentos de refrigeração devem ser exclusivos para o acondicionamento de imunobiológicos, com o objetivo de se evitar possíveis erros de imunização e contaminação dos imunobiológicos.

Para auxiliar os profissionais de saúde durante a sua rotina, seguem algumas orientações úteis:

• Armazenar a vacina separada dos demais medicamentos sob refrigeração;

• Os medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância, como a insulina, devem ser identificados de forma diferenciada dos medicamentos em geral no armazenamento e dispensação. (Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos);

• Ler o rótulo atentamente antes de iniciar o preparo da vacina;

• Solicitar ao paciente/acompanhante que confira o frasco de vacina junto ao profissional responsável pelo seu preparo e administração;

• Dar preferência para que as imunizações ocorram dentro de salas específicas de vacinação, nas quais já existem procedimentos destinados à prevenção de riscos.

Pin It on Pinterest