30/11/2015 9h13

Sindicato “cutuca” com lançamento de cartilha e gera debate acalorado entre autoridades em saúde do trabalhador e previdência social.

Realizado na manhã do dia 25, café promovido pelo SUEESSOR, que teve como pauta de discussão: saúde do Trabalhador e previdência Social.

Acalorado, o debate foi realizado na escola de ciências do trabalho do DIEESE e contou com a participação de advogados trabalhistas, gestores de recursos humanos, psicólogos, médicos peritos, representantes de entidades sindicais, engenheiros e técnicos em segurança do trabalho.

Na ocasião, o Sindicato apresentou e lançou oficialmente sua primeira cartilha de educação política, sob o tema: CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

O rudimento é o resultado de uma pesquisa realizada por Antonio Gervásio Rodrigues, Vice-Presidente do Sindicato, e é destinado a todos que buscam estudar e intervir na saúde do trabalhador. Especialmente, sindicatos, federações, con­federações, centrais sindicais, departamen­to de recursos humanos, SESMETs, co­missões internas de acidentes de trabalho e trabalhadores em geral.

Realizado na manhã do dia 25, café promovido pelo SUEESSOR, que teve como pauta de discussão: saúde do Trabalhador e previdência Social.

Realizado na manhã do dia 25, café promovido pelo SUEESSOR, que teve como pauta de discussão: saúde do Trabalhador e previdência Social.

“O projeto tem como principal objetivo, esclarecer o que de fato está por trás das doenças e acidentes nas empresas. A pesquisa de Gervásio, cuja duração, foi de aproximadamente dois anos, trouxe resultados pelos quais temos absoluta certeza, que supera qualquer perspectiva antes publica­da, sobre as discussões relacionadas a doenças e aciden­tes no ambiente de trabalho”, declarou Noêmia Telles de Castro – Presidente do SUEESSOR.

Pioneira, a cartilha parte da premissa que o uso da CIF é uma importante ferramenta para saúde do trabalhador, e aponta alguns parâme­tros que podem auxiliar na melhoria das avaliações médicas, principais responsáveis pela definição de incapacidade e funcionalidade do fun­cionário em seu ambiente de trabalho, e no retorno de suas atividades profissionais.

Para a psicóloga e gestora de recursos humanos – Fábia Silva, o sindicato soube facilitar o entendimento de um tema complexo e de suma importância, e isso em uma visão jamais vista em termos literários brasileiros – “a ótica do Sindicalista”, concluiu.

DSCN3215

noemia2

Antonio Gervásio, disse que o lançamento da cartilha atingiu seu principal objetivo, e sem dúvidas desencadeará uma discussão que envolva os trabalhadores e as políticas públicas do país.

Os exemplares serão distribuídos gratuitamente pelo SUEESSOR, na XV Conferencia Nacional de Saúde que acontece entre os dias 1 e 4 de dezembro – em Brasília (DF). A versão digital já está disponível no site oficial do Sindicato através do link: www.sueessor.org.br

Leia nossa cartilha online:  http://bit.ly/1YCYykp

Mais informações: (11) 3652-3390 ou [email protected]

Pin It on Pinterest